terça-feira, 16 de junho de 2009

O Ninjutsu (忍術), também conhecido pelo termo Ninpō, é uma arte marcial japonesa (忍び術) que surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões e assassinos (Ninjas) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia num conjunto de técnicas (físicas, mentais e espirituais) que capacitavam os agentes a agir em todas as situações num campo de batalha. Após o período de guerras japonesas (Sengoku Jidai), a utilização de espiões caiu em desuso. Muitas escolas desapareceram e outras passaram ao anonimato, sendo responsáveis por manterem vivas as tradições até os dias atuais. Kunoichi (a mulher ninja) era utilizada para seduzir o inimigo, e utilizava-se de ervas para envenená-lo, matando-o ou tirando-o de combate por vários dias.

Índice

[esconder]

[editar] Etimologia

O caractere principal nin (忍) é composto por 2 grandes caracteres. O caractere superior ha (刃) significa "fio da espada", e o caractere inferior kokoro (心) significa "coração" ou "alma". O caractere 刀 significa "espada" ou "lâmina". Juntos, eles significam "furtivamente", "secretamente", "treinamento" e "perseverança". Jutsu (術) significa "arte" ou "técnica". (法) significa "conhecimento" e "princípios" quando encontrado com o prefixo nin que carrega o significado da arte ninja, ordem máxima do Ninjutsu. A visão popular é que Ninjutsu significa apenas "segredo" e "invisibilidade". No entanto, os praticantes dessa arte utilizam-no para suportar todas as dificuldades da vida.

[editar] A História do Ninjutsu

O Ninjutsu remonta há mais de 800 anos. A classe de guerreiros que dominava o Japão naquela época era chamada de Samurai. Eles controlavam a terra e seus moradores, numa espécie de feudalismo oriental. O lorde (chefe de um grupo de samurais) era o Shogun, a única pessoa a quem os samurais deviam respeito e obediência.

Por representar o poder político do Shogun e pela sua habilidade no manejo de armas e nas lutas, um samurai era temido e respeitado por todas as pessoas da região. Um cidadão comum jamais poderia desafiar ou agredir um Samurai, pois tal atitude poderia custar a sua vida.

Um Ninja não servia a nenhum samurai ou shogun. Essa categoria de guerreiros vivia nas regiões montanhosas de Iga e Koga. Eram treinados em dezoito diferentes artes de guerra, desde modalidades de luta a conhecimentos teóricos sobre clima, passando por técnicas de deslocamento e camuflagem. Reza a lenda que a arte ninja é baseada conceitualmente no grande texto militar chinês escrito por Sun Tzu, A Arte da Guerra.

Com treinamento militar extenso, os ninjas eram excelentes espiões, sendo empregados como assassinos profissionais (mercenários). Um ninja faziam virtualmente qualquer coisa para cumprir uma missão.

Existem muitas histórias sobre como o treinamento desses guerreiros os teria levado a um nível de controle de corpos e mentes muito acima dos demais humanos, mas tais histórias são muito místicas, provavelmente lendas criadas e difundidas pelos próprios ninjas, para atemorizar adversários. O certo é que seu treinamento intenso os dava excelente condicionamento físico e mental, e proporcionava um grau de atenção e aguçamento dos sentidos excepcional.

O treinamento de um Ninja começava na infância: as brincadeiras eram projetadas para ser uma espécie de preparo para técnicas de combates desarmado e armado e de camuflagem e evasão. Com o tempo, os guerreiros ninja se tornaram temidos no Japão, até mesmo pelos samurais, que temiam os ninjas por estes não respeitarem o código de honra e conduta samurai (o bushidô). Assim, um ninja se permitia atacar pelas costas ou de surpresa, ou usar técnicas de envenenamento, o que os samurais não admitiam.

Durante séculos o Ninjutsu foi praticado em segredo. Quando o Japão chegou à era moderna e o shogunado entrou em colapso, muitos guerreiros ninjas passaram a trabalhar nos serviços secretos do Japão - o que ajudou a manter boa parte do segredo sobre essa arte marcial. A explosão de artes marciais no ocidente, por volta de 1970, levou dois homens a procurar por algo diferente: Doron Navon e Stephen Hayes contrataram um mestre de Ninjutsu oriundo do Japão, de uma linhagem centenária de instrutores. Dessa forma a arte foi trazida para o Ocidente.

Quando falamos de ninja, a imagem do miksterioso assassino de preto que desaparece na fumaça é o que vêm em mente. Isso não tem nada a ver com a realidade do estudo de Ninjutsu, ou "Ninpo". Ninpo é uma arte marcial tradicional japonesa que tem uma história rica de mais de 10 séculos. Desenvolvida como uma arte ilegal para os samurais, o Ninpo ainda floresce hoje em dia pelo instrutor Dr. Masaaki Hatsumi, 34° Mestre do Togakure Ryu Ninjutsu. Dr. Hatsumi é o último e verdadeiro Ninja descendente dos ninjas do Japão feudal. Os instrutores da BBD Newark Ninjutsu Club estão afiliados diretamente ao sensei Hatsumi e o seu dojo internacional Bujinkan.

Ninpo é um título mais global para as nove ryu (famílias) relatadas. Po é o japonês para "caminho do princípio".

[editar] Armas para a prática do Ninjutsu

A rigor, toda e qualquer arma pode ser utilizada na prática do ninjutsu - inclusive objetos comuns como um guarda-chuva, um lenço, uma banqueta de madeira, etc. O que importa ao praticante é a capacidade de vencer o oponente em uma luta, independente de modo justo ou injusto. Apesar desta característica, algumas armas foram associadas à figura do ninja, sejam por motivos históricos, seja pelo ideário envolvendo esses personagens. As mais frequentes são:

  • Ninja-to: espada pequena e reta.
  • Wakizashi: espada curva, similar à katana, porém menor.
  • Katana: a tradicional espada dos samurais, de lâmina curva.
  • Kama: uma pequena foice, inicialmente uma ferramenta utilizada para a colheita de cereais. Passou a ser usada como arma pois podia ser carregada por qualquer pessoa, sem despertar suspeitas, já que seu uso por agricultores era comum.
  • Kusarigama: uma Kama cujo cabo era acoplado a uma corrente, em cuja extremidade havia um peso de metal, usado para desarmar o oponente sem matá-l.
  • Shaken: uma lâmina adaptada para arremesso.
  • Shuriken: a famosa estrela ninja, arma de arremesso com formato similar a uma estrela. Podia ter de 4 a 8 pontas, e era uma arma muito usada, pois podia ser carregada e escondida facilmente, e seus ferimentos podiam ser letais.
  • Kunai: espécie de adaga de tamanho médio (cerca de 20 cm), com formato similar a uma ponta de lança, com cabo fino e terminado numa argola, onde podia ser amarrada a uma corda. Com a corda tornava-se uma perigosa arma de uso à meia-distância. Era muito comum pois podia ser carregada de forma discreta.
  • Bo: o bastão, que também era muito comum pois podia ser disfarçado de cajado ou apoio para escalada.

[editar] As 18 Disciplinas Ninja (Ninja Jūhakkei)

  1. Seishin Teki Kyoko|Seishin-teki kyōyō (Refinamento Espiritual)
  2. Taijutsu (Combate Desarmado)[1]
  3. Kenjutsu (Arte da Espada)[2]
  4. Shurikenjutsu (Lançamento de Shurikens)[3]
  5. Sōjutsu (Arte da Lança)
  6. Bōjutsu (Arte do Bastão Longo)
  7. Naginatajutsu (Luta com a Naginata)
  8. Kusarigamajutsu (Luta com Foice com Corrente)
  9. Kayakujutsu (Arte dos Explosivos e Pirotecnia)
  10. Hensōjutsu (Arte dos Disfarces e Camuflagem)
  11. Shinobi-iri (Ocultação)
  12. Bajutsu (Equitação)
  13. Sui-ren (Treino Aquático)
  14. Bōryaku (Estratégia Militar)
  15. Chōhō (Espionagem)
  16. Intonjutsu (Arte da Evasão)
  17. Tenmon (Meteorologia)
  18. Chi-mon (Geografia)


[editar] Ver também

  • Iga
  • Kemuridama
  • Ninja
  • Shuriken
  • Revista Trump, número 04
  • RATTI, Oscar; WESTBROOK, Adele. Secrets of the Samurai: The Martial Arts of Feudal Japan. Boston: Tuttle Publishing, 1991. ISBN 0-8048-1684-0 - mais especificamente, o capítulo sobre Ninjutsu, das páginas 324-331.

[editar] Ligações externas


Nenhum comentário:

Postar um comentário